Fluido de freio e embreagem

Relatório Técnico

É muito comum ocorrerem problemas precoces no funcionamento de determinados conjuntos como o Servo Embreagem, o Cilindro de Embreagem ou de Freio em decorrência do uso de fluido inadequado ou de má qualidade. Para auxiliá-lo a evitar isso e garantir a qualidade de nossos produtos, relacionamos algumas dicas e propriedades desse importantíssimo componente do sistema de freio e embreagem dos veículos.

Fluido de Freio/Embreagem

Cuidados Essenciais

O fluido de freio/embreagem tem como função transmitir ao sistema a pressão hidráulica gerada no cilindro mestre. Para que ele funcione perfeitamente são necessários alguns cuidados:

  • Utilize somente fluido que atenda rigorosamente as normas nacionais e internacionais. A especificação do fluido para veículos pesados é ABNT EB tipo 4 (SAE J 1703 – DOT 4).
  • Substitua o fluido a cada um ano ou a cada 20.000 km rodados.
  • Evite contaminar o fluido com água nas operações de lavagem, troca de fluido, etc.
  • Armazene o fluido sempre na embalagem fechada e em ambiente seco.
  • Não utilize fluido que já tenha circulado pelo sistema de freio/embreagem.

Esses poucos e simples cuidados são suficientes para garantir que nenhuma falha no sistema de freio ocorra devido ao uso de fluido inadequado.

Principais Propriedades

A qualidade de um fluido de freio/embreagem é determinada através de suas propriedades.

A seguir comentamos as principais características desejáveis de um fluido de freio/embreagem.

Ponto de Ebulição

É a temperatura na qual o fluido começa a ferver, liberando vapores (gases). Obviamente, dentro do circuito hidráulico, a presença de gases é muito prejudicial, pois as bolhas que se formam são comprimidas durante o acionamento e podem absorver todo o curso do pedal sem produzir suficiente pressão.

Um ponto de ebulição muito baixo pode causar ainda outros problemas, tais como:

  • Formação de gases inflamáveis que podem causar incêndio.
  • Evaporação, que em grande quantidade pode causar a falta de fluido e consequente falta de pressão.

Viscosidade

É a capacidade de escoamento do fluido (fluidez). Quanto mais frio, mais denso (grosso) fica o fluido, podendo retardar ou mesmo interromper a transmissão de pressão dentro do circuito hidráulico. Em consequência, pode ocorrer um atraso na resposta ou até mesmo a inoperância total do sistema quando for solicitado. O fluido muito quente, por sua vez, pode provocar uma grande diminuição da viscosidade, fazendo com que o fluido vaze pelo sistema de vedação e causando a perda de pressão no circuito hidráulico.

Ação Sobre as Vedações

Parte da vedação no sistema de freio/embreagem é feita com o uso de peças de borracha muito sensíveis a produtos químicos como os que existem em fluidos de má qualidade ou contaminados. Entre os principais defeitos que podem ser causados pelo fluido destacamos alguns a seguir.

  • Inchamento: As gaxetas aumento de tamanho, chegando a provocar o travamento dos êmbolos.
  • Contração: As gaxetas internas diminuem de tamanho e provocam vazamento de fluido e perda de pressão.
  • Aumento da dureza: as gaxetas perdem a flexibilidade e a vedação, provocando vazamento ou dificultando a passagem do fluido durante o retorno do êmbolo no cilindro mestre.
  • Diminuição da dureza: as gaxetas sem a dureza ideal passam a ter maior desgaste, apresentando vazamentos precoces.
  • Desintegração: A reação química sobre as borrachas pode desintegrá-las, fazendo com que ocorra vazamento e falta de fluido ou ainda a obstrução do circuito por resíduos e consequente perda de pressão.
  • Lubricidade: A lubricidade dos componentes internos dos circuitos hidráulicos é muito importante, pois eles trabalham constantemente com atrito (fricção). A falta de lubricidade pode provocar desgaste prematuro das peças, causando vazamentos e perda de pressão ou ainda emperramento dos êmbolos pela aderência das gaxetas nas superfícies.
  • Oxidação: Os componentes metálicos estão sujeitos a sofrer corrosão e esta é a causa mais frequente da pouca durabilidade dos cilindros ou componentes, quando ferrosos. Além disso, a corrosão pode causar vazamento, emperramento ou resposta lenta na frenagem.
  • Congelamento: No Brasil, foi especificado que o fluido deve resistir à baixa temperatura até – 10 °C. No exterior, há exigências que atingem -40 °C. O congelamento do fluido impede a transmissão da pressão hidráulica, tornando o freio inoperante.
  • Estabilidade Térmica: Um fluido não deve perder suas características originais, mesmo sob a ação do calor. Se ele for aquecido até seu ponto de ebulição (por exemplo, 210 °C), a seguir, resfriado, e novamente aquecido, se o ponto de ebulição diminuir (por exemplo, para 150 °C), então ele não é estável termicamente.
  • Evaporação: A evaporação excessiva pode ser a causa de falta de fluido no reservatório, desta forma pode ocorrer a entrada de ar no cilindro mestre, ocasionando a perda de pressão devido ao longo do curso do pedal. O reabastecimento constante de novos fluidos proporciona a concentração de certos elementos na sua composição, o que pode alterar a qualidade original, além de algumas reações, provocando a sedimentação e consequente obstrução devido a formação de cristais (precipitáculos).
  • Presença de água: A entrada de água no circuito hidráulico pode ocorrer devido à má vedação dos cilindros de roda, pinça, ou mesmo pelo contato do fluido com a atmosfera, pois ela contém vapor de água.

A água é uma das principais causas de oxidação nos componentes ferrosos. Além disso, ao atingir cerca de 100 °C vaporiza-se produzindo bolhas de gás no circuito hidráulico.

O fluido, por ser hidroscópico, absorve a umidade do ar, contudo, as gotículas de água devem ser dissolvidas por substâncias químicas presentes no fluido para que a solução fique homogênea.

Com a ação do tempo (mais de 12 meses) ou pela excessiva quantidade de água, o fluido perde a propriedade de dissolver a água e passa a danificar os cilindros.

A água também tem efeito sobre o ponto de ebulição, diminuindo-o consideravelmente.

Departamento Técnico.
Marcos Antonio Ramassotti

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